A campanha de vacinação contra gripe deverá ser prorrogada em Sinop após o ato de vandalismo que comprometeu várias doses de 47 tipos de vacinas, na última semana. A data ainda não está definida. A prefeitura aguarda a confirmação por parte do Ministério da Saúde, em relação ao envio de novas doses para o combate a doença.
No município, 8,3 mil pessoas foram vacinadas contra gripe desde o início da mobilização. Para atingir a meta, ainda faltam pouco mais de 3 mil pessoas. De acordo com assessoria, com a provocação do “apagão”, foram enviadas para análise, em um laboratório de Cuiabá, 3.580 doses destinadas apenas para o combate a influenza.
A data para divulgação dos resultados das análises (para apontar se a qualidade das vacinas está comprometida) também não foi confirmada pelo laboratório. Com exceção das vacinas para combate a gripe, as demais deverão ser enviadas para Sinop até quinta-feira e serão distribuídas entre os postos de saúde até sexta. Em alguns, ainda é possível encontrar alguns medicamentos.
Conforme Só Notícias informou, na última semana foi identificado o desligamento de um dos padrões de energia da Secretaria Municipal de Saúde. O “apagão intencional”, atingiu câmeras frias onde ficam armazenadas as doses de vacinas. Não ocasião havia 47 tipos de vacinas que foram encaminhadas para um laboratório em Cuiabá para análises, já que a temperatura adequada é entre 2º e 8º e, quando o ato foi descoberto, a temperatura estava em 18º.
O caso foi encaminhado para as polícias civil e federal, para investigação.