A secretaria estadual de Saúde fez uma nova atualização sobre o panorama da situação epidemiológica da covid-19 em Mato Grosso. Assim como no boletim divulgado na última semana, o único município do Estado que está com risco “alto” de contágio é Brasnorte (400 quilômetros de Sinop).
Outros 19 municípios estão com risco “moderado” para a disseminação do coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Várzea Grande, Barra do Garças, Sapezal, Tangará da Serra, Mirassol D’Oeste, Jaciara, Sinop, Nova Mutum, São Félix do Araguaia, São Pedro da Cipa, Alto Paraguai, Reserva do Cabaçal e Luciara.
As demais 120 cidades estão na classificação de risco “baixo”, indicado pela cor verde e não apresentam grandes riscos de contaminação. É o caso de Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Juína, Vera, Nova Canaã do Norte, Matupá, Paranaíta, Tabaporã, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Nova Bandeirantes, Juara, Nova Santa Helena, Carlinda, Santa Carmem, Apiacás, Porto dos Gaúchos, Itaúba, Juruena e Marcelândia.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco “muito alto”, indicado pela cor vermelha que indica alerta máximo de contaminação.