A Secretaria Estadual de Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) promove até amanhã na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, em Cuiabá, um treinamento para fiscais da Vigilância Sanitária na detecção de falsificação de medicamentos. Fiscais de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis e também representantes da Policia Federal, Delegacia do Consumidor e técnicos de outros Estados. O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos fiscais quando da ação da fiscalização de medicamentos.
A capacitação será dada pelo assessor chefe de segurança da Anvisa, Adilson Batista Bezerra e abordará o tema “Vigilância Sanitária no controle de medicamentos: Ações de combate à fraude, contrabando e produtos sem registro”; Lívia Santos Ramalho – coordenação de Fitoterápicos e Dinamizados da Anvisa com o tema “Registro de medicamentos fitoterápicos: instrução às ações de fiscalização”, e por Rodrigo Thomaz Avaler do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados cujo tema será Instrumento para controle de medicamentos no Brasil.
A capacitação contará com aulas práticas e teóricas. Na prática, contará com a participação de representantes de indústrias de medicamentos que já foram lesadas por falsificadores.
“Essa ação vem para suprir a necessidade do estado de uniformização da conduta dos fiscais assim como melhorar e ampliar a ação de combate a falsificação de medicamentos no estado. O principal beneficiado com a melhoria desta atividade é a população que passa a ter uma maior segurança na aquisição de medicamentos a medida que a ação e fiscalização se torna mais efetiva. Outro beneficiado com esta atividade é o próprio mercado pois passa a ter o cumprimento uniforme das regras sanitárias que visam a qualidade de vida da população”, afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso, Fábio José da Silva.