A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje (15) que deve concluir nos próximos dez dias a análise do primeiro kit comercial de diagnóstico do vírus Zika. Em nota, a agência reguladora informou que a análise é prioridade.
Atualmente só laboratórios públicos fazem este exame e a capacidade deles é baixa. Em média, essas unidades fazem cerca de 80 exames mensalmente em todo o país. Para o monitoramento do Zika, o Ministério da Saúde usa a vigilância sentinela. Isso significa que a circulação do vírus em uma região é confirmada em algumas amostras, por meio de teste laboratorial e depois os outros casos tem diagnóstico com exame clínico, baseado nos sintomas.
De acordo com o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia relacionada à Infecção pelo Zika, cada secretaria de Estado estabelece, de acordo com sua estrutura, o público preferencial para passar pelo exame laboratorial.
A Anvisa também está priorizando a análise de outros cinco kits de diagnóstico: dois para arboviroses em geral, onde estão incluídos Zika, dengue e chikungunya, dois para dengue e um para Chikungunya. A previsão é que todas as análises sejam concluídas em até dez dias.