A ampliação de atendimento do Hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda, será discutida dia 17, em audiência pública, na Câmara Municipal, a partir das 19h30. Deverão participar do evento deputados, prefeitos, vereadores, profissionais da saúde, estudante, população em geral, além da equipe da secretaria de saúde, liderada pelo gestor da pasta.
Além de Pontes e Lacerda, a unidade hospitalar atende a demandas dos municípios de Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Nova Lacerda, Figueirópolis D´Oeste, Conquista D´Oeste, Campos de Júlio e Comodoro. "Hoje, o hospital de referência fica em Cáceres. Há casos de que pacientes precisam se deslocar por cerca de 600 km para receber atendimento. Na audiência pública vamos debater uma ampliação na prestação de serviço", disse o deputado estadual Wancley Carvalho (PV).
Com condições de operacionalidade reduzidas, atualmente a unidade se vê obrigada a encaminhar pacientes para o hospital Regional de Cáceres, que também enfrenta dificuldades de funcionamento por conta da superlotação. Somente no ano de passado, o Hospital Vale do Guaporé direcionou para as cidades de Cáceres e Cuiabá 576 pacientes. Uma média de 48 pessoas por mês.
De acordo com secretário de saúde do estado, Marco Bertúlio, é desejo da administração estadual fortalecer a gestão da saúde em unidades polos. "Com base nos dados específicos da região, estamos trabalhando em uma proposta para o Hospital Vale do Guaporé e também vamos acolher as demandas apresentadas durante a audiência pública".