Amanhã é o “dia D” contra a raiva animal e a meta da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar cerca de 618,6 mil cães e gatos para evitar a transmissão da doença dos animais para os humanos. Da meta prevista pela secretaria, 506,3 mil são cachorros e outros 112,2 mil felinos. A campanha, que tem o slogan “não deixe a bola cair, vacine seu cão e gato!”, deve ser desenvolvida até dia 22 de outubro, em todas as cidades matogrossenses.
Em Cuiabá serão vacinados 79 mil cachorros e 15,8 mil gatos e, em Rondonópolis, aonde o dia D foi definido pelo Executivo municipal em 25 deste mês, a expectativa é que sejam vacinado 67,6 mil cães e 12,7 mil felinos.
Em Sinop, a vacinação não será feita amanhã (com meta de 21,2 mil cães e 4,2 mil gatos) porque é a semana de aniversário da cidade e nova data será marcada. Em Alta Floresta a campanha já está em andamento e com objetivo de imunizar 13,5 mil animais.
Nos dois últimos anos, não houve registros da doença no Estado. Em 2007, foram apenas dois casos de raiva canina identificados um em Cuiabá e o outro em Várzea Grande, segundo a secretaria. Há poucos dias, foi diagnosticado um caso de raiva que contaminou uma pessoa, no Ceará.