A Secretaria de Saúde de Alta Floresta decidiu realizar até dia 1º de dezembro a campanha de teste rápido para diagnosticar o HIV e orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Os trabalhos começaram na última segunda-feira, porém, até o momento, não foi confirmado quantos já foram atendidos.
Os testes podem ser feito nas unidades de saúde instalados nos bairros Panorama, Primavera, Santa Rita de Cássia, Boa Esperança, Bom Jesus, na Unidade Rural, na Valfredo José de Santana, Cidade Alta II e na unidade Ana Neri. Já nas unidades Cidade Alta e Santa Bárbara, será feita a coleta do sangue para a realização do teste Elisa, informa assessoria de imprensa.
Para fazer o exame, é necessário aguardar 30 dias a contar da última relação sexual sem preservativo. Antes desse período, não é possível detectar o HIV no organismo. Caso o resultado seja positivo, a pessoa será encaminhada para o Serviço de Atenção às HIV e AIDS para fazer acompanhamento e começar o tratamento.
O teste é recomendado, também, para todos que tiveram relação sexual desprotegida (inclusive sexo oral) e uso de seringas ou agulhas compartilhadas. As mulheres que desejam engravidar também são aconselhadas a conhecer sua condição sorológica. Essa medida pode evitar a transmissão vertical do HIV (de mãe para filho). Mulheres com resultado positivo que iniciam o tratamento o quanto antes têm menos chances de passar o vírus para o bebê.
A campanha é a continuação das atividades realizadas no dia mundial de Luta contra a AIDS.