Aproximadamente 7 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe a partir de segunda-feira (15), quando inicia a campanha nacional. O número, divulgado pelo Ministério da Saúde, engloba todo o grupo considerado prioritário: crianças, trabalhadores da saúde, grávidas, indígenas e idosos.
Quando analisada a regional altaflorestense, a meta é atingir pouco mais de 15,5 mil pessoas, entre moradores de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta. A campanha segue até 26 deste mês, no entanto, a mobilização nacional chamada também de dia “D” está marcada para 20 de abril.
No Estado, estão sendo distribuídas mais de 613 mil doses da vacina para os 141 municípios mas a meta é imunizar 559.963 pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Ano passado, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, 425,1 mil pessoas formavam o público-alvo da campanha contra gripe em Mato Grosso. A imunização foi feita em 86,71% deste grupo, correspondendo a aproximadamente 368,6 mil pessoas.
Conforme Só Notícias já informou, as pessoas portadoras de doenças crônicas, a exemplo de pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, devem procurar os postos de vacinação com a prescrição médica no ato da vacinação.
Em todo o pais, estima-se que 39,2 milhões de pessoas devem ser imunizadas.