PUBLICIDADE

Alta Floresta: coordenadora diz que atendimento na saúde está normalizado

PUBLICIDADE

Os atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde estão sendo realizados normalmente. Segundo a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Ligia Piton, “com o recesso do final de ano alguns médicos entraram em férias, outros estiveram de atestado, por isso algumas Unidades ficaram descobertas deste profissional, mas, foi temporário e já retornaram ao serviço, no entanto, podemos falar que estamos com 80% dos médicos atendendo nos PSFs”.

Entretanto, a coordenadora explicou a situação dos atendimentos nas Unidades de Saúde da zona rural. Segundo ela, por enquanto, estão sem atendimentos em razão do trabalho temporário nas unidades urbanas. Ligia Piton, destacou ainda que a população é atendida com prioridade em qualquer unidade de saúde do município.

De acordo com ela, o município de Alta Floresta possui 13 médicos com carga horária de 40 horas e cinco com de 20 horas, sendo que todos realizam atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. A fim de complementar os atendimentos, são destinados um total de 97 Agentes Comunitários de Saúde para os trabalhos de visitação às residências.

Segundo a coordenadora, com o novo Programa da Saúde que está sendo implantado no município, as agentes comunitárias farão um levantamento das famílias e dos indivíduos, realizando o recadastramento com o objetivo de fazer um trabalho abrangente e quantitativo para melhorar a qualidade dos atendimentos da população.

Por fim, a coordenadora salienta que “na Atenção Básica estamos tentando atender a população como um todo mesmo com uma grande demanda, no entanto, na medida do possível o atendimento é feito no que cabe à atenção primária. Contudo, é bom relembrar as pessoas que somos portas de entrada, pois, não adianta vir um caso de alta complexidade para uma unidade de saúde, porque não temos suporte para este tipo de atendimento. O nosso trabalho é voltado para prevenção e promoção da saúde, já os casos mais graves de emergência e urgência são encaminhados ao Hospital Municipal Albert Sabin”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE