A prefeitura informou hoje que houve redução de 50% nos índices de infestação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. De acordo com os resultados do segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, passando de 11,3% para 5,5%. Desde o início do ano até agora, as equipes de endemias já realizaram mais de 14 mil visitas em residências, empresas e instituições públicas e privadas. Mais de 460 mil depósitos foram vistoriados e 4.440 focos do mosquito foram eliminados.
A pesquisa do LIRAa é realizada em quadras selecionadas pelo Ministério da Saúde, onde o trabalho ocorre da seguinte forma: visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco, seguindo um sistema de amostragem rigoroso. Os agentes de endemias visitam os imóveis, fazem inspeções detalhadas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Como resultado dessas ações, Sinop avançou de uma classificação de risco alto para médio. Apesar da queda, as equipes de endemias alertam que é necessário que a comunidade continue engajada e adote práticas de prevenção em suas residências e locais de trabalho.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.