Aconteceu hoje o encontro de “Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde de Sinop”. Segundo a coordenadora Municipal do Programa DST/AIDS, Susi Kinoshita, o curso foi dividido em quatro grupos e 109 agentes comunitários de Saúde receberam a capacitação.
Kinoshita destaca que o objetivo principal do treinamento é tornar os agentes em multiplicadores comunitários na prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST) HIV/AIDS. “Esta discussão visa também a atualização destes profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde está orientando ainda mais o trabalho deles, porque além de orientar sobre outras doenças, os agentes já orientam sobre DST/HIV nas comunidades, contudo está capacitação dá mais subsídios aos profissionais para que eles possam fazer com as pessoas conheçam sua condição sorológica, antes de ser um doente”, observou.
A coordenadora informa ainda que existem hoje registrados em Sinop 105 casos de AIDS. “Sinop é a única Cidade da Região que oferece o “Antiretroviral”, a medicação para o tratamento da infecção pelo HIV”.
Os grupos foram divididos em quatro dias de capacitação sendo que a última turma será atendida na próxima quinta-feira.