PUBLICIDADE

Adiada entrada em vigor da redução nos níveis de contaminação do leite

PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o prazo para que a cadeia produtiva do leite se enquadre nos novos padrões de qualidade sanitária estabelecidos pela Instrução Normativa nº 51. A lei, que entraria em vigor amanhã (1º), só valerá a partir de janeiro de 2012.

A principal mudança imposta pela norma é a redução da contagem bacteriana total (CBT) em 87% e de contagem de células somáticas (CCS) em 50% por mililitro do produto. O limite da CBT, atualmente em 750 mil unidades formadoras de colônia (UFC) por mililitro, passará para 100 mil UFC. A CCS máxima aceita cairá de 750 mil células para 400 mil células por mililitro.

"O governo está dando um prazo de seis meses para que a cadeia produtiva possa fornecer um produto de melhor qualidade para os consumidores e para que seja firmado acordo setorial para estabelecer um sistema de pagamento ao produtor por essa melhoria de qualidade. É importante que o produtor receba incentivos e seja pago pela qualidade do seu leite", disse o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em nota.

De acordo com o Mapa, os representantes do setor alegam que, se a nova lei entrasse em vigor agora, a maioria dos produtores seria excluída do mercado. A proposta da cadeia produtiva, segundo o ministério, é fazer uma redução gradual dos índices anualmente. Além disso, o setor reclama das condições das estradas vicinais, da energia elétrica insuficiente e irregular em algumas áreas, da falta de acesso à tecnologia e das dificuldades para obter financiamento destinado á modernização da produção leiteira. Também pede treinamento para pequenos produtores sobre técnicas adequadas de ordenha e produção.

O diretor do Departamento de Inspeção e de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Luiz Carlos de Oliveira, disse que a meta é efetivar nacionalmente o sistema de pagamento por qualidade, com base nos novos parâmetros que serão estabelecidos. "Sabemos das dificuldades do país, mas precisamos do comprometimento de toda a cadeia", disse Oliveira, ao defender a posição do governo de exigir melhor qualidade do leite nacional.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE