O Ministério da Saúde lançou a 1ª etapa da campanha contra a poliomielite para 2007, com o slogan “duas gotinhas, eu tomei”. A vacinação ocorre entre 11 e 30, sendo que o dia 16 foi designado como o ‘dia D’ da campanha. Em Mato Grosso, a abertura oficial acontece no dia 13, às 9 horas, em Várzea Grande.
Embora o Ministério da Saúde preconize um percentual de 95% de cobertura nas campanhas de vacinação contra a poliomielite, Mato Grosso sempre vai além desse percentual. No ano passado, por exemplo, o Estado alcançou o percentual de 97,93% de cobertura vacinal na 1ª etapa e 97,3% na 2ª. A meta para esse ano é repetir os mesmos percentuais de cobertura ou, se possível, ultrapassá-los.
Foram disponibilizadas 500 mil doses da vacina para que o Estado cumpra a meta de imunizar 288.769 crianças com até 4 anos. Serão 1.460 postos de vacinação, distribuídos nos 141 municípios do Estado. Os pais não devem esquecer de levar o cartão de vacinação de seus filhos. “Quando os pais, ou os responsáveis, apresentarem o cartão aos técnicos da Saúde eles verificarão se há alguma vacina que a criança não recebeu, que faz parte do esquema básico da vacinação como o sarampo, febre amarela, tetravalente, hepatite b, entre outras, e aplicarão as que faltarem atualizando, assim, o cartão de vacinação, na proteção da saúde da criança”, alertou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Miriam Estela de Souza Freire
O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem acabar chegando ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos dessa doença, que causa a paralisia infantil.