A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado fará, sexta-feira (15), uma audiência pública para discutir as obras da Ferrogrão’, ferrovia que ligará Sinop a Miritituba, com 900 km, para escoar a produção de grãos das regiões Centro-Oeste e Norte. O debate de líderes políticos e empresariais será em Novo Progress (PA). A Ferrogrão está parada desde março de 2021 em razão de uma ação direta de inconstitucionalidade, movida pelo PSol no Supremo Tribunal Federal, questionando a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para passar os trilhos. O senador Zequinha Marinho aponta que a ferrovia obras vai diminuir o fluxo de caminhões pesados nas rodovias e “deverá reduzir em R$ 19 bilhões o custo do frete em relação à rodovia e aumentar a arrecadação tributária em R$ 6 bilhões, além de gerar compensações socioambientais estimadas em mais de R$ 735 milhões. Também tornará a produção mais competitiva, aliviando as condições de tráfego na BR-163, com o objetivo de diminuir o fluxo de caminhões pesados”.