O deputado estadual Zeca Viana (PDT) foi reeleito e estará compondo a base de apoio do governador Pedro Taques, juntamente com mais 10 parlamentares, na assembleia a partir de 2015. Ele destacou, em entrevista ao Só Notícias, que está articulando para compor a chapa que vai concorrer à mesa diretora. “Já temos aí 20 anos de repetição (referindo-se ao fato do grupo de José Riva (PSD) ter dominado a diretoria) e será importante compor a mesa para impactar no sinal de mudanças que o novo governo vai implantar”, defende.
Para o deputado, é necessário mudar a imagem que o eleitor tem da Assembleia, que atualmente está muito desgastada. “É urgente e necessária essa mudança. Na última eleição tivemos 500 mil eleitores que deixaram de votar, isso é praticamente um terço dos eleitores. Demonstra que estão desacreditados e precisamos mudar isso”, ressaltou.
Viana afirma que primeiro vai buscar um entendimento com os outros deputados para compor a chapa, mas se não for possível, não teme uma disputa. Quanto a encabeçar a chapa como presidente, Viana considera que o grupo tem quatro deputados que já demonstraram interesse, mas que se for de vontade da maioria, poderá colocar seu nome à disposição. Entre os que já declararam vontade de disputar a presidência estão Eduardo Botelho (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB). Pela oposição, o provável candidato é o deputado Mauro Savi (PR), que foi o campeão de votos no Estado.
O líder pedetista detalhou que entra no seu segundo mandato com gás total para ajudar o novo governador a implantar o plano de mudanças “que vai transformar nosso Estado. Pregamos isso na campanha e somos soldados prontos para auxiliar”. Viana ressaltou ainda que vai trabalhar para oferecer mais agilidade às secretárias como Agricultura e Meio Ambiente. “Temos que ter mais rapidez na liberação das licenças ambientais, combater os desvios, fortalecer a Sedraf (Secretaria de Desenvolvimento Agricultura Familiar) para atender de forma mais eficiente a agricultura familiar”, concluiu.