O novo secretário Estadual das Cidades, Wilson Santos, se reuniu, esta tarde, com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Novelli, que preside a Comissão de Acompanhamento das obras da Copa, criada pela corte, e trataram do Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs), firmados entre a Secretaria das Cidades e o tribunal. Wilson manifestou que pretende trabalhar em conjunto com os órgãos de controle das obras para que os contratos sejam destravados e finalizados. “O TCE e o Ministério Público serão nossos dois faróis. Eu acho imprescindível uma relação perfeita da secretaria com o Tribunal e o MP”, ressaltou Wilson, que mais cedo também se encontrou com o conselheiro Valter Albano da Silva, relator das contas da secretaria das Cidades
Na próxima semana, Wilson Santos e a equipe técnica da secretaria terão uma apresentação detalhada, por parte do TCE, da situação atual dos 18 termos de ajustamento de gestão referente as obras, será feita uma visita in loco em cada uma delas, previstas no documento. Ao todo são 22 termos e 8 foram cumpridos.
Ainda durante a reunião, Wilson recebeu orientações do conselheiro Novelli para que o trabalho frente às obras do mundial tenha um resultado satisfatório. Entre elas, o cumprimento dos prazos acordados no TAG e o encaminhamento de relatórios da secretaria de maneira regular para que o tribunal possa também emitir os pareceres de forma ágil. O conselheiro Novelli ainda sugeriu o aumento da equipe técnica que acompanha e fiscaliza os contratos previstos nos termos, assinados no fim de 2015, homologados em fevereiro de 2016 e têm prazo de 18 meses para execução. As obras propriamente ditas tiveram início em março deste ano.
Dos oito termos já concluídos estão Morro do Despraiado, muros limítrofes (Vila Militar, aeroporto e Universidade Federal de Mato Grosso), ruas no entorno da Arena Pantanal (lote 1), Trincheira Verdão, duplicação da rodovia Mário Andreazza, duplicação da Estrada da Guarita, além dos contratos das empresas supervisoras Exímia e Maia Melo. O Estado também trabalha para entregar ainda em 2016, o Complexo Viário do Tijuccal.
A informação é do Gabinete de Comunicação.