O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresenta, em sessão plenária nesta terça-feira (2), requerimento para se licenciar da Assembleia Legislativa e retornar ao cargo de secretário de Estado de Cidades. Ele deixou o Executivo no início de abril, com a missão de "esclarecer" no Legislativo sobre o novo acordo com o consórcio VLT e Estado.
Segundo Wilson, seu principal objetivo com o retorno para a AL era votar o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das obras da Copa. À época, o Governo temia que o relatório recomendasse a rescisão do contrato com o VLT, que prejudicaria o novo acordo do consórcio com o Estado.
Isto porque o novo acordo, articulado por Wilson Santos, estabeleceu que o Estado deve pagar mais R$ 922 milhões para a conclusão da implantação do VLT. O acordo já está em posse do Ministério Público Estadual e Federal para análise e ainda precisa ser homologado pela Justiça Federal. “Apresento o requerimento hoje e avalio que cumpri minha missão dentro desta Casa de Leis. Missão dada é missão cumprida”.
Ainda segundo o deputado, ele deve retornar ao cargo de secretário ainda nesta semana. Com isso, a atual secretária Juliana Ferrari, que ocupou o lugar de Wilson, volta para o cargo de secretária-adjunta de Administração Sistêmica. “Apresento hoje este requerimento, devem votar amanhã ou depois, e essa semana mesmo já estou de volta. Temos muito trabalho pela frente”.
Com a licença de Wilson da Assembleia Legislativa, o suplente Jajah Neves retoma o cargo de deputado. Ele é suplente do deputado e havia saído em meio a criticas a Wilson por não comunicá-lo oficialmente sobre seu retorno à AL.