O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) transmitiu na noite de ontem o cargo ao vice-prefeito Chico Galindo (PTB), dando ênfase ao que ele classificou como principal motivo que o levou a deixar a prefeitura e entrar na disputa pelo governo do Estado. “Entendi que, como prefeito, somos impotentes para resolver a questão da Saúde Pública. Porque o grande problema da Saúde em Cuiabá é a falta de investimentos no interior, onde falta a estrutura básica. E essa questão só pode ser resolvida pelo governo do Estado”, disse Wilson Santos, em solenidade na Câmara Municipal.
O prefeito também fez uma breve prestação de contas, com as principais realizações da sua gestão. De acordo com ele, o mérito da sua gestão foi ter colocado Cuiabá no rumo certo, o que vai possibilitar maiores investimentos em infraestrutura.
“Herdei uma cidade que sequer conseguia pagar salários, com a auto-estima da população e do funcionalismo em baixa. Uma cidade profundamente endividada com raros projetos estruturantes. Deixo a cidade na Copa do Mundo, com o segundo maior IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano) de Mato Grosso e a terceira que mais atrai investimentos no país, na faixa populacional entre 500 mil e 1 milhão de habitantes”.
Ao se despedir do cargo, o prefeito Wilson Santos agradeceu o apoio da família, da população de Cuiabá, da Câmara Municipal e dos secretários. Os agradecimentos foram estendidos ao governador Blairo Maggi (PR) e ao presidente Lula (PT).
Pronto-socorro – Ontem pela manhã, Wilson Santos e Chico Galindo visitaram as obras do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Wilson anunciou que a data de sua inauguração será definida por Chico Galindo. Acompanhando pelo Secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, o prefeito percorreu as instalações reestruturadas do HPSMC e ressaltou que esta é maior reforma da unidade. “Sonhei muito com esta obra e estamos trabalhando muito por ela, que é fundamental para a nossa população”, destacou.
Últimos atos – Ontem pela manhã o prefeito assinou os últimos atos da gestão. Um deles foi o termo de legalização do uso do Terminal Atacadista do Verdão a 56 comerciantes, que já trabalham no local há vários anos.
Wilson Santos esclareceu que durante sua administração nunca aceitou nenhum tipo de perseguição aos comerciantes e deu ênfase ao fato de ter tentado resolver a situação do uso do local da melhor forma possível. Ele deixou claro que a luta para esta legalização continuará e sugeriu que se estiver respaldado por lei, a prefeitura poderá receber a metade do débito em mercadoria e metade em espécie.
“Temos mais de 200 creches e precisamos de produtos para merenda das crianças, por isso, se tivermos uma segurança jurídica, faremos sim este acordo”, disse.
A comerciante Catarina Anacleto da Silva afirmou que o documento que recebeu lhe trás muita tranqüilidade. “Tenho meu negócio aqui no Verdão desde 1986 e sempre estive em dia com os meus deveres, por isso esta autorização oficial de uso me deixa mais tranqüila, pois é daqui que sai o meu sustento; foi com a exploração de meu negócio neste local que criei meus seis filhos”, ressaltou. Dona Catarina ainda completou que o Atacadista Verdão poderá mudar de local, mas ela está legalizada para mudar junto.
Wilson Santos finalizou a entrega falando do sonho de ser prefeito de Cuiabá, quando conseguiu transformá-lo em realidade e lembrou que assumiu a prefeitura com os salários atrasados, nenhum projeto de infra-estrutura, médicos do município ganhando R$ 1,2 mil. Ele frisou que deixou o cargo com os salários em dia; a Avenida das Torres concluída (26 km de pista dupla, iluminada e asfaltada), 10 km do Rodanel prontos; a ETA do Tijucal pronta, médicos ganhando R$ 4.100,00, projetos de incentivo ao pequeno produtor, cursinho para vestibular, bolsa universitária, entre outros.
Documentos – Na terça-feira (30), Wilson Santos, junto com secretários, parlamentares e o presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, João Emanuel, entregou, no “Residencial Coronel Estevão Torquato”, mais 149 certificados aos moradores daquela comunidade. Os títulos foram entregues gratuitamente pela prefeitura.
Os beneficiados são os mesmos que enfrentaram, em 2001, uma forte enchente, ocasião em que perderam tudo. Já em 2003 receberam casas, unidades viabilizadas via Programa Habitar Brasil. “O Município de Cuiabá foi parceiro nessa ação, e hoje garante aos moradores o documento que lhes dá o direito de requerer a escritura definitiva do seu imóvel”, disse Wilson.
A entrega dos títulos, a última na gestão do prefeito Wilson Santos, aconteceu nas dependências da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério do Santo Amaro, Jardim Paraná. Conforme João Emanuel, é importante esse trabalho de Regularização Fundiária Urbana desencadeado na gestão atual, “com marco claramente prioritário”:
“Já entregamos mais de 14 mil títulos em aproximadamente 42 bairros de Cuiabá, desde o ano de 2005, quando Wilson assumiu. Não existe nenhum outro prefeito que tenha avançado tanto nesse setor. Vocês agora têm em mãos um documento que vai possibilitar a escrituração dos imóveis. Com ele, podem agora requerer financiamentos junto à CEF e promover melhorias em suas casas”.
Graziele Rondon, responsável técnica pelo Programa Habitar Brasil, afirmou que o prefeito Wilson Santos “está de parabéns pelo avanço na Regularização Fundiária Urbana”. “Essa é uma conquista não apenas da Prefeitura de Cuiabá, mas de todos vocês, hoje de posse de um documento que lhes garante a legítima propriedade do imóvel ocupado”.