O prefeito Wilson Santos e o governador Blairo Maggi se reuniram, esta tarde, para tratar das obras do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC- e parte das obras estruturais com vistas à Copa do Mundo 2014. Wilson comunicou o governador que será feita nova licitação das obras do PAC para construção da rede de esgoto em diversos bairros e pediu que a contrapartida do Estado aumente de R$ 16 para R$ 25 milhões. No documento que repassou a Maggi, o prefeito detalha que os preços cotados atualmente no mercado valem de 20% a 30% o valor final do PAC cotado em Cuiabá. "Nós solicitamos ao Estado essa ajuda financeira, a fim de que não haja redução de metas físicas do PAC, o que significaria reduzir empreendimentos nas redes de água e esgoto em Cuiabá, quilômetros e mais quilômetros. Ressaltei que o desejo da Prefeitura é manter as mesmas metas da época em que o PAC foi lançado: chegarmos a 70% de todo o esgoto coletado e tratado", enfatizou.
Após a reunião, Wilson Santos disse estar otimista quanto a uma possível ajuda financeira do Estado, em face da exposição de motivos apresentada documentalmente. "A União também pode ajudar. O que não queremos é perder as metas físicas estabelecidas no início do PAC. Não há prazo para retomada dessas obras", explicou Wilson Santos. Ele prevê cerca de 120 dias para serem realizadas novas licitações, a CEF analisar os contratos e, finalmente, expedir as ordens de serviço.
As obras estruturais da Copa 2014 também estiveram na pauta desse encontro. "Em conjunto com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) e com o Estado, faremos um viaduto no encontro das avenidas Beira Rio com a Fernando Corrêa. Já na confluência das Avenidas Miguel Sutil com Lava Pés, a opção da Agecopa – ao invés de um viaduto – foi pela construção de uma trincheira (passagem subterrânea), medida que irá preservar a arquitetura e paisagem daquela região. No dia 20 próximo a Prefeitura repassará ao Governo do Estado os projetos para a licitação das obras e, talvez, já no início de 2010, iniciar a construção desta trincheira e do viaduto", frisou.