Wilson Santos (PSDB) foi reeleito hoje prefeito de Cuiabá. Ele obteve 66.606 votos de vantagem sobre o empresário Mauro Mendes (PR). O prefeito obteve 175.038 votos e Mauro ficou com 114. 432 votos. A eleição de Wilson, que tem como vice-prefeito eleito o deputado Chico Galindo (PTB), também significa uma derrota política do governador Blairo Maggi (pela 2ª vez) na capital mato-grossense. Blairo apostou todas as fichas em Mauro, mas Wilson acabou saindo vencedor e é apontando como nome forte para disputar o governo estadual em 2010. Na primeira entrevista após o resultado, o prefeito reeleito disse que ficou demonstrado que a população não quer saber e baixarias, mas de propostas, de trabalho e comprometimento. Ele também alfinetou Mauro Mendes dizendo que o candidato do PR “deve aprender a fazer política”. Também sobraram alfinetadas no PMDB. “Eu não traí o PMDB ao contrário do que fizeram comigo”, disparou, referindo-se ao fato da cúpula peemedebista não ter lhe apoiado, embora os tucanos ajudaram eleger o prefeito eleito em Rondonópolis, o peemedebista Zé Carlos do Pátio. O prefeito reeleito disse também não ter ressentimentos com o governador Blairo Maggi (PR) e agradeceu Lula pela parceria.
Wilson, que é presidente regional do PSDB, também articulou coligação dos tucanos com o PMDB em Rondonópolis (3º maior colégio eleitoral de Mato Grosso), que resultou na eleição do peemedebista Zé Carlos do Pátio, a quem agradeceu hoje, após a vitória, pelo apoio. Mas o PSDB teve um desempenho fraco no interior. Elegeu 5 prefeitos, embora tenha se coligado com candidatos que saíram vencedores em diversos municípios.
O prefeito reeleito acompanhou a apuração dos votos juntamente com o vice eleito, Chico Galindo, a deputada Thelma de Oliveira, o coordenador de campanha Antero Paes de Barros (ex-senador), demais coordenadores, o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, e demais lideranças do PSDB em Mato Grosso
Aos 47 anos, natural de Dracena (SP), Wilson Santos construiu carreira política em Mato Grosso. Foi vereador, duas vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. É considerado herdeiro político do ex-governador Dante de Oliveira, de quem foi secretário.
Leia mais
Wilson Santos obteve 2ºmaior votação proporcional nas capitais
(Atualizada às 19:46hs).