Com 93,6% dos votos, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, William Sampaio, foi reeleito em votação que ocorreu, ontem, durante todo o dia, em Cuiabá e outros 80 municípios. O restante dos votos (6,4%) ficou com o segundo colocado na disputa, Robinson Ciréia.
O presidente reeleito ficará responsável por comandar as ações da agremiação política pelos próximos quatro anos, ou seja, durante as eleições de 2014 e 2016. Desta forma, Sampaio terá como maior missão tentar fazer com que o partido tenha candidatura própria ao governo do Estado, no próximo ano. As esperanças petistas estão depositadas na possibilidade do juiz federal Julier Sebastião da Silva vir a aderir ao partido. O problema é justamente o fato de que o juiz é cortejado por várias legendas.
Após a eleição, Sampaio garantiu que seus esforços serão para garantir a filiação do juiz federal. No entanto, não deixou de ressaltar que dentro da própria legenda há bons nomes e citou o ex-vereador Lúdio Cabral, que chegou ao segundo turno na disputa pela prefeitura de Cuiabá no ano passado, e também o deputado federal Ságuas Moraes.
Em Mato Grosso, o partido tem nove mil filiados. A posse dos presidentes estaduais do PT será durante o congresso nacional da sigla a ser realizado no período de 13 a 15 de dezembro.