PUBLICIDADE

Wellington lidera ao Senado com 33%; Salles tem 19% e Prado tem 3%

PUBLICIDADE

A pesquisa do Instituto Gazeta Dados apontou o deputado federal Wellington Fagundes (PR), candidato pela coligação Amor à Nossa Gente, como o primeiro colocado na disputa pelo cargo de senador. O republicano apareceu com 33% das intenções de voto. Rogério Salles (PSDB), que concorre pela coligação Coragem e Atitude para Mudar, é o segundo colocado, com 19%. O tucano é seguido por Rui Prado (PSD), que tem 3%, e Gilberto Lopes Filho (Psol), com 1%. Dez por cento dos entrevistados responderam que votariam branco ou nulo. Outros 34% não responderam ou não souberam responder.

Candidato pela coligação Viva Mato Grosso, Rui Prado foi o único que manteve o mesmo percentual desde a primeira pesquisa Gazeta Dados, realizada entre 8 e 10 de agosto. Ele, no entanto, saiu da quarta para a terceira colocação porque Gilberto Lopes Filho apresentou uma queda. O candidato do Psol tinha 5% das intenções de voto no primeiro levantamento, caiu para 2% no segundo (realizado entre 5 e 8 de setembro) e para 1% agora.

Wellington Fagundes e Rogério Salles apresentaram crescimento desde a primeira pesquisa. O republicano passou de 27%, em agosto, para 31%, no início de setembro, e agora tem 33%. Já o tucano iniciou com 11%, foi a 17% e agora tem 19%.Os votos brancos ou nulos cresceram de agosto para o início de setembro, passando de 13% para 25%. Neste último levantamento, contudo, reduziram para 10%.A quantidade de pessoas que não souberam responder ou não responderam a pesquisa também sofreu oscilação. Passou de 40%, na primeira sondagem, para 22%, na segunda, e agora representa 34%.

Rejeição – o Gazeta Dados também perguntou em qual dos candidatos o eleitor não votaria. Rogério Salles foi o primeiro colocado no índice de rejeição, com 9%. O tucano é seguido de Gilberto Lopes Filho, que tem 8%; Rui Prado, com 7%; e Wellington Fagundes, com 6%.Vinte por cento dos eleitores responderam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. A grande maioria, 50%, todavia, não soube responder ou não respondeu ao questionamento.

Em agosto, Gilberto Lopes Filho era o mais rejeitado, tendo sido citado por 6% dos entrevistados pelo Gazeta Dados. Na época, Rui Prado foi o segundo colocado, com 5%, e Wellington Fagundes e Rogério Salles estavam empatados com 4% cada um.

No início de setembro, os números mudaram. O candidato do PR era o mais rejeitado pelos eleitores entrevistados, com 7%. Em segundo lugar estavam empatados Rui Prado e Gilberto Lopes Filho, com 5% cada um. Rogério Salles era o último, tendo sido apontado por 4% das pessoas como o candidato em quem não votariam.

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de setembro e ouviu 1.095 pessoas em 66 municípios de 12 regiões do Estado. A técnica usada é a survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança de 95%, ou seja, se fossem realizadas outras 100 pesquisas, em 95 delas os resultados seriam iguais, considerando a margem de erro. A pesquisa Gazeta Dados para o cargo de senador foi realizada somente na modalidade estimulada, quando os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número de protocolo 00113/2014.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE