O presidente regional do Partido da República, deputado federal Wellington Fagundes, convidou o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), a retornar a sigla. Fagundes tenta aproveitar o momento de instabilidade política dentro do PSB para ver novamente Mendes filiado ao partido. Porém, até o momento, o gestor da capital ainda não deu nenhuma resposta.
"O PR está de portas abertas para o Mauro. Somos parceiros, tanto que apoiamos a candidatura dele a prefeito", declarou o presidente ao jornal Diário de Cuiabá. Mauro Mendes já pertenceu ao PR e foi candidato do partido à Prefeitura de Cuiabá em 2008, quando perdeu para Wilson Santos (PSDB) então prefeito e candidato à reeleição.
Decidiu deixar a sigla em 2009 e se filiar ao PSB. Mas desde que se vinculou ao partido, já protagonizou sérias divergências com o presidente regional do partido, deputado federal Valtenir Pereira. Um deles foi quanto a sua candidatura ao governo do Estado, em 2010. Valtenir queria se unir a Silval, enquanto Mendes pretendia ser candidato e foi. Saiu derrotado.
O último confronto entre os dois foi em relação a eleição da mesa diretora da Câmara de Cuiabá. Valtenir acabou levando dois vereadores do PSB a votar no atual presidente do Poder Legislativo da capital, João Emanuel (PSD), em detrimento de um candidato do próprio partido e apoiado por Mendes, Adilson Levante.