Uma nova rodada a pesquisa Vox Populi aponta o senado Pedro Taques (PDT) na liderança com da disputa ao governo do Estado com 41% das intenções de voto na modalidade estimulada. O médico Lúdio Cabral (PT) aparece em segundo lugar com 21% das intenções, seguido de Janete Riva (PSD), que tem 10%. Os outros candidatos – José Roberto (PSOL) e José Marcondes Neto, o “Muvuca” (PHS) – aparecem com 0%.
Os que declararam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 8%. Já 19% não souberam ou não responderam à pergunta. Se forem considerados apenas os votos válidos, o pedetista tem 57,7%, o que lhe garantiria a vitória ainda no primeiro turno. Para vencer na primeira votação, o candidato precisa ter 50% dos votos mais 1.
O instituto fez simulações de um eventual segundo turno. Se Pedro Taques enfrentasse Lúdio Cabral, o senador sairia vitorioso com 46% dos votos, contra 25% do adversário. 10% por cento votariam em branco ou nulo. Outros 18% não souberam ou não responderam.
Em um cenário entre Taques e Janete, o pedetista teria 50% contra 16% de Janete. Os que disseram não votar em ninguém, em branco ou nulo chegam a 12%. Não souberam ou não responderam totalizam 21%.
A pesquisa, contratada e divulgada pelo jornal Diário de Cuiabá, foi realizada entre os dias 25 a 28 deste mês, ouvindo mil eleitores de 51 municípios. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso quer dizer que, se a mesma pesquisa for feita 100 vezes, o resultado será o mesmo em 95 delas, dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (00117/2014) e no Tribunal Superior Eleitoral (00891/2014).