A prefeitura de Sinop foi a única até agora, entre outras 20 prefeituras de Mato Grosso, a sair do Cadim (cadastro de inadimplentes) em decorrência de dívida com o processo de municipalização do sistema de água e saneamento. O governador em exercício, Silval Barbosa (PMDB), disse que não houve favorecimento. O prefeito de Sinop, Nilson Leitão conseguiu, com apoio do deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), renegociar a dívida com o Estado. “Sinop fez uma proposta de renegociação, que foi aceita pelo governo”, afirmou Silval.
As prefeituras que foram negativadas pelo governo do Estado e inscritos no Cadim, não podem firmar convênios com o Estado e a União. A administração de Colíder também está buscando resolver o problema da inadimplência do município. “Só tem um jeito: pagando a dívida ou renegociando”, enfatizou. Silval Barbosa.
Colíder deve R$ 80 mil para o Estado, em decorrência da municipalização do sistema de água e saneamento. Para ele, a dívida é pequena e a Prefeitura deveria apresentar uma proposta. Silval Barbosa descartou qualquer possibilidade do governo perdoar ou adiar o pagamento dos débitos. “Essas possibilidades não existem”, assegurou, de acordo com A Gazeta. Ele considerou como estranha a posição das prefeituras em não querer renegociar esses débitos que, segundo informou, não são valores grandes.