PUBLICIDADE

Vigia MT completa dois anos, abrange 90% do Estado e se expande para áreas escolares

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Programa Vigia MT, com câmeras de segurança instaladas em locais estratégicos em 126 cidades (das 142) auxiliando a polícia no combate a criminalidade, completa dois anos e está sendo expandido. e passou a atender escolas estaduais. O número de câmeras aumentou para mais de 20 mil. A secretaria de Educação adquiriu 5,5 mil câmeras para as unidades escolares.

A adesão das 126 cidades representa quase 90% da cobertura, além de 105 empresas e associações. No total, 11.849 câmeras já foram entregues pela secretaria estadual de Segurança. Das cidades com parceria firmada, 63 concluíram a instalação dos equipamentos, enquanto outras ainda estão em fase inicial ou parcial informou, hoje, a secretaria. Em 19 prefeituras, os gestores solicitaram mais câmeras de segurança após a conclusão das instalações. 

As câmeras foram instaladas para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos.e os critérios para definição locais e quantidade levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pela PM, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros. O sistema conta com câmeras fixas, speed dome e OCRs, capazes de ler placas de veículos em um raio de até 2,5 quilômetros. A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real, cada um dentro do seu âmbito de atuação.  

O Vigia MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e o governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários. Aos municípios ou parceiros privados cabem os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

“O programa se mostra altamente eficiente, pois contribui para prevenção e auxilia na elucidação de crimes, fornece provas para as investigações. Temos diversos exemplos de veículos furtados/roubados que foram recuperados graças à tecnologia do programa. Além disso, as câmeras já registraram homicídios, cujas imagens foram usadas como provas em inquéritos policiais. Também é importante destacar que os equipamentos geram maior sensação de segurança à população e o bandido pensa duas vezes antes de agir quando sabe que está sendo monitorado”,  analisa o secretário de Segurança, César Roveri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Nova Mutum contratam 81 funcionários para início imediato

As empresas locais buscam apoio do SINE para divulgarem...

Unemat decreta luto por morte de estudante assassinada pelo ex; corpo trasladado

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decretou...

STF colhe informações sobre exploração mineral perto de território indígena em Mato Grosso

Em audiência de contextualização realizada nesta quinta-feira, o ministro...
PUBLICIDADE