O vice-prefeito de Cláudia (90 Km de Sinop), Gilmar Socolovisk, deve ser diplomado nesta tarde, no Cartório Eleitoral em Sinop. O horário não foi confirmado. Com isso, Socolovisk deverá assumir temporariamente o comando do Executivo. O prefeito Vilmar Giachini continua ‘barrado’ porque duas sentenças da Justiça de Cláudia impedem-no de exercer a função.
Em uma delas, conforme Só Notícias já informou, o prefeito foi condenado por improbidade administrativa e ficou impedido de assumir função pública por cinco anos. A outra é uma ação declaratória de nulidade de ato jurídico (revogada a decisão de antecipação da tutela jurisdicional que ensejou o deferimento do registro de candidatura de Vilmar para concorrer às eleições em 2008, e julgado improcedente o pedido de mérito.
No entanto, segundo pedido de providências emitido pelo juiz Mário Machado, “basta interposição de recurso com efeito suspensivo e a devida comunicação a este juízo eleitoral para que seja realizada a diplomação e, conseqüente, posse da chapa vencedora”.
Na última terça-feira, o vereador Ebenezel dos Santos (PMDB) foi diplomado. Ele também teve o registro de candidatura cassado, acusado de cooptar apoio ao prefeito eleito, porém, a senteça foi reformada pelo TRE e foi absolvido. A solenidade de posse foi ontem.