O vice-ministro do Serviço de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Viacheslav Karlovich Dzirkaln, reuniu-se com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, ontem à tarde, em Moscou, e manifestou que existe interesse de instalar no Estado indústrias russas de produção de bens com alto valor agregado. A primeira proposta analisada no protocolo de intenções é a implantação da linha de produção dos veículos blindados da marca Tigre, fabricados pela estatal russa Roboronexport, em Cuiabá. “Nas discussões deixamos claro às autoridades russas que Mato Grosso está aberto para receber os investimentos externos e queremos uma parceria que gere emprego para a população e desenvolvimento para o nosso Estado”, disse o governador Silval Barbosa.
As autoridades russas controlam a produção de equipamentos de segurança no País e demonstram disposição em tornar o aporte em Mato Grosso uma referência para abertura nos mercados nacional e internacional, aumentando a competitividade de produtos de alta tecnologia que ainda são pouco conhecidos na América do Sul.
“Receber a fábrica dos veículos Tigre significará para a nossa região a entrada em um novo momento econômico, da formação de um parque industrial tecnológico. Já para a Rússia é uma oportunidade de expansão dos negócios no Brasil e demais países do entorno”, declarou o governador.
O crescimento expressivo da economia estadual nos últimos anos e as perspectivas de desenvolvimento a curto e longo prazos, potencializados com a realização da Copa do Mundo de 2014, despertaram ainda mais o interesse das autoridades russas em Mato Grosso.
“O que está sendo produzido em Mato Grosso, como o gado e a soja, somado a realização do Mundial, tornam o Estado bastante atrativo para os investidores russos. Além dos veículos Tigre, temos outra fábrica de caminhões que também pode ser ponto de uma negociação para a instalação em uma cidade mato-grossense. A robustez e tecnologia de nossos caminhões são tão conhecidos no mundo quanto o futebol brasileiro”, disse o vice-ministro russo.
O presidente da Agecopa, Eder Moraes, destacou que a parceria entre Mato Grosso e a Rússia já começou com o contrato assinado com a empresa Gorizont, representada pela Globaltech no Brasil, para a proteção da fronteira com a Bolívia. “O vice-ministro russo validou essa parceria e destacou que a transferência de tecnologia é apenas o primeiro passo de uma cooperação entre mato-grossenses e russos.
A delegação mato-grossense deixou a cidade de Rostov-on-don na manhã desta terça-feira e seguiu para Moscou. Nesta quarta-feira (06.07), o grupo participa de novos encontros com dirigentes da estatal Rosoboronexport e com empresários ligados aos setores de fabricação de helicópteros e de produção de fertilizantes. Na sexta-feira (08.07), os gestores seguem para a China, onde serão realizadas reuniões empresariais sobre projetos para construção de ferrovias.
Liderada pelo governador Silval Barbosa, a comitiva é integrada pela primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa; pelo presidente da Agecopa, Eder Moraes; pelo diretor de Orçamento e Finanças da autarquia, Jefferson de Castro; pelo secretário-chefe da Casa Militar, Antônio Moraes; e pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima.