PUBLICIDADE

Vereadores se reúnem com acadêmicos e querem “Universidade do Norte”

PUBLICIDADE

Os vereadores de Sinop participaram, ontem à noite, de audiência com alunos e professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no anfiteatro da instituição, para definir as estratégias da mobilização que pede a saída do reitor Taisir Karim.  A vereadora Leozenir Severo (PR), que é relatora da comissão de Educação do parlamento sinopense, reforçou a proposta para a criação da Universidade Estadual do Norte de Mato Grosso. “Com urgência deve ser feito um sério estudo de viabilidade político-econômica e educacional para a criação e implantação da Universidade do Norte do Estado de Mato Grosso”, defendeu.

O presidente Mauro Garcia (PMDB) disse que reivindica uma audiência pública junto com a Assembleia Legislativa para discutir os problemas do campus de Sinop. “Temos que fazer junto com os deputados uma audiência pública para que eles vejam como está a Unemat aqui de Sinop. Comprei essa briga e visto a camisa para resolvermos essa situação”, disse.

A vereadora Zuleica Mendes (PMDB), também reforçou o apoio à comunidade acadêmica lembrando o esforço feito pelos vereadores para conseguir audiências e reuniões com secretários e deputados em Cuiabá, na viagem feita há duas semanas.

As aulas estão paralisadas na Unemat desde o dia 18 de maio. Alunos e professores reclamam da falta de funcionários para trabalhar no campus, cobram a homologação do estatuto da Unemat que prevê a descentralização dos recursos financeiros e autonomia administrativa, e, ainda pedem a saída do reitor. “Não temos computadores, temos deficiência em livros, não temos mais biblioteca, o que falta cortar agora é a energia da Unemat”, disse aluna Diene Ferreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE