PUBLICIDADE

Vereadores requerem implantação do SAMU em Sorriso

PUBLICIDADE

Os vereadores Paulo da Farmácia (PMDB) e Vanzella (DEM) estão requerendo que seja realizada parceria entre as esferas Federal, Estadual e Municipal para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192, no município de Sorriso. De acordo com Paulo da Farmácia, segundo as especificações da Norma Operacional de Atenção à Saúde (NOAS/2002), Sorriso não cumpre o requisito populacional para implantação do SAMU, mas se caracteriza como um pólo da micro-região, com o Hospital Regional, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a única unidade pública estadual do meio-norte mato-grossense, prestando serviços nas principais áreas da medicina e atendendo 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Teles Pires.

"É imprescindível a implantação do SAMU em Sorriso como pólo regional na área da saúde, pois além de possibilitar ao cidadão o pronto atendimento em casos de urgência e emergência, auxiliará nas atividades ambulatoriais do Hospital Regional. Irá reduzir consideravelmente o número de óbitos, o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Corrigirá uma das maiores queixas dos usuários do SUS, que é a lentidão no momento do atendimento e organizar o atendimento de urgência no pronto-socorro, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família", disse.

O requerimento será encaminhado ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Augustinho Moro, com cópias aos Senadores Gilberto Goellner, Jayme Campos, e ao deputado Zé Domingos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE