O vereador Remídio Kuntz entregou, há pouco, ao presidente da câmara, Ademir Bortoli (MDB), durante a sessão, um pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se a Usina Hidrelétrica Sinop possui autorização para retirar cascalho e se está de acordo com as normas ambientais enterrar toras e outros resíduos de madeira no rio Teles Pires.
De acordo com o documento apresentado ao presidente, existe uma preocupação de possíveis danos ambientais futuros causados pela empresa com a remoção de cascalhos, e aterro das toras e dos resíduos de madeira dentro do rio, prejudicando a fauna e a flora a longo prazo.
“Estamos pedindo essa CPI após várias denúncias de moradores na região da ‘Baixada Morena’, onde a usina contratou uma empresa que está enterrando as madeiras, retirando cascalho em locais que acreditamos não seja liberado pela Sema e Ibama. Estão enterrando para não dar um destino final a madeira e isso vai prejudicar muito o meio ambiente. O pedido é para que não prejudique a população de peixes e animais dentro do rio Teles Pires. Ele estão fazendo buracos às margens dos córregos e rios”.
O documento foi assinado pelos vereadores Leonardo Visera, Professora Branca, Billy Dal Bosco, Joaninha, Célio Garcia, Professora Clara, Joacir Testa, Lindomar Guida, Luciano Chitolina, Maira José, Hedvaldo Costa, Thiago Rodrigues e Tony Lenno e deve ser analisado pelo o jurídico da câmara. Se fora aprovada, a CPI será composta de acordo com a proporcionalidade dos partidos.
Outro lado
Em nota, a “Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, informa que os trabalhos referentes ao Plano de Desmatamento e Limpeza da Área de Inundação do Reservatório e do Programa de Recomposição da Infraestrutura Viária, citada pela imprensa local, estão sendo bem executados e dentro dos padrões de qualidade, previstos no Projeto Básico Ambiental e de acordo com as exigências do órgão fiscalizador ambiental.
Reitera-se toda transparência e responsabilidade assumida com as comunidades dos cinco municípios da área de influência (sendo Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte), no repasse de informações sobre o andamento da obra e evolução dos Programas Socioambientais. Informa-se ainda que, caso necessário, a Sinop Energia está à disposição para ajudar a Câmara de Vereadores de Sinop da melhor forma, que, por ventura, necessitem informações sobre o Empreendimento”.
(Atualizada às 10h15 em 12/9)