Higiene bucal, este foi assunto discutido hoje (16) pelos vereadores da Câmara Mirim de Sinop e alunos das escolas Osvaldo de Paula e São Vicente de Paula que lotaram o plenário da Câmara. Eles assistiram à palestra da cirurgiã dentista Roberta Pepinelli Martins. Ela falou aos vereadores mirins e aos estudantes sobre o que causa a cárie, os problemas que ela pode trazer, tratamento e a prevenção. Roberta fez ainda uma breve explanação sobre casos nos quais crianças e adolescentes precisam usar aparelhos.
Conforme Roberta, a falta de higiene é hoje é a principal causa da formação da cárie dental. Ela alertou os estudantes sobre a falta de escovação, principalmente após as refeições e antes de dormir. De acordo com a dentista, são necessárias, no mínimo, três escovações por dia. Além da escova, Roberta alertou para o uso do fio dental que também faz parte da higienização. “Não basta apenas escovar é preciso passar o fio dental, pois a escova não entra no meio dos dentes para tirar a sujeira isso é trabalho do fio. A escovação representa 60% da limpeza e os outros 40% quem faz é o fio dental”, ressaltou.
Segundo Roberta Pepinelli, a má alimentação também contribui para a formação das cáries. Ela observou que as crianças estão consumindo muitos produtos industrializados como bolachas, refrigerantes, salgadinhos ao invés de alimentos mais naturais e sadios, como frutas, por exemplo. A dentista explicou que os açúcares e carboidratos contidos nos alimentos industrializados são grandes vilões para a formação das cáries. “Quando a criança ingere alimentos que contenham açúcar ou carboidrato e não faz a escovação, eles fazem o processo de fermentação nos dentes onde causa a cárie”, detalhou.
Roberta Pepinelli Martins ressaltou que é fundamental a participação dos pais no processo de educação de higeinização bucal das crianças. Segundo ela, não basta apenas cobrar a limpeza, mas também fazê-la. “Os pais que não cuidam dos dentes, com certeza os filhos também não vão ter um bom cuidado. Tudo o que os pais fazem a criança vai estar copiando, pois tudo o que ela aprende é o pai que ensina”, enfatizou. “Então o importante está aí, ele tem que estar orientando e cobrando, pois a criança não tem responsabilidade para estar resolvendo isso ainda”, acrescentou.
A cirurgiã dentista mostrou fotos de casos graves de cáries provocadas pela falta de higiene e o resultado após o tratamento. Segundo ela, é necessário mostrar o que acontece devido a má higiene, pois assim as crianças e adolescentes se conscientizam da importância em estar cuidando dos dentes. No final da palestra foram sorteados para os alunos kits com duas escovas e uma pasta dental.