PUBLICIDADE

Vereadores mirins de Lucas R. Verde conhecem o Congresso Nacional

PUBLICIDADE

Alunos que foram eleitos vereadores mirins em Lucas do Rio Verde tiveram, ontem, em Brasília, uma aula especial: conheceram o Congresso Nacional e mantiveram contatos com parlamentares de Mato Grosso e demais Estados. A iniciativa foi do presidente da câmara de Lucas, Carlos Girotto. “A ação tem como foco a educação cívica desses estudantes e é a garantia do pleno exercício da cidadania, da responsabilidade política desses futuros eleitores”, elogiou o senador Cidinho Santos (que ocupa a vaga de Blairo), ao lembrar que iniciou sua atividade ‘política” também através do movimento estudantil, aos 16 anos.

O processo de eleição dos alunos é similar ao pleito eleitoral de escolha dos vereadores. As escolas organizam-se em processos internos e enunciam os candidatos. Em Lucas do Rio Verde, por exemplo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) participa da eleição mirim fornecendo urnas eletrônicas com fotos e dados dos concorrentes/alunos.

Mas, o cargo de vereador mirim não fica só em âmbito escolar. Os líderes estudantis são estimulados pelos professores a produzirem e editarem projetos de leis, que são discutidos e aprovado na câmaras Mirim. Assim que votados, seguem para a mesa diretora da Câmara Municipal, onde são adotados pelos vereadores que iniciam então, o processo legislativo até se fazer tornarem-se Leis e, os ‘novos textos” passam a contribuir com a vida de toda a sociedade.

Um exemplo é o Festival de Música e Canção na Rede Municipal de Ensino (Lei Municipal 1620/2008), que tem por objetivo despertar na comunidade escolar o interesse no aprendizado e, ao mesmo tempo, o aprimoramento do conhecimento adquirido da Língua Inglesa.

Sancionada em 2008, a Lei estabelece o dever à Secretaria Municipal de Educação e Cultura em apoiar o evento que – de acordo com o secretário da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, Eberson Noveli -, tem como meta a formação cultural dos alunos nas Escolas Públicas e Particulares Municipais de Ensino Fundamental e Médio.

Durante reunião em seu gabinete, Cidinho enfatizou aos vereadores mirins trechos do discurso feito em homenagem ao dia dos professores. “Especialmente no nosso estado de Mato Grosso, os índices que comprovam o progresso da educação básica se devem a iniciativas como essa. A educação mato-grossense só tem a ganhar com alunos que se organizam em movimentos estudantis, interessados em vivenciar o processo de elaboração das leis e organização do município. Esses alunos, quando alcançarem a maioridade, serão cidadãos responsáveis e fiscalizadores do bem público”, comemorou o senador.

Após reunião com os parlamentares, os alunos visitaram o plenário do Senado, onde foram saudados pela presidência da e puderam assistir a sessão deliberativa de ontem.

Vereadores mirins com senadores Pedro Taques (MT) e Cristóvam Buarque (DF)  (foto: assessoria)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE