Os vereadores mirins da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde conheceram o funcionamento da Assembleia Legislativa e também do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Dentre os nove vereadores mirins, apenas seis participaram da viagem proporcionada pela câmara, acompanhados de funcionários da casa e da suplente de vereadora Adriana Moreira dos Passos (PPS).
Durante a visita técnica a Assembleia Legislativa, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer cada gabinete da casa, além de saber como funciona cada setor do parlamento estadual, apresentada pelo professor José Ival de Souza. "Os jovens serão os agentes da política", disse José Ival, que destacou a importância da participação de jovens e mulheres na política brasileira. O professor também explanou sobre a origem do Poder Legislativo e suas funções de criar leis e de fiscalizar o Executivo.
O vereador mirim Djeison Rique Barazetti disse ter ficado impressionado com o acervo do Instituto Memória da Assembleia, local onde estão todos os documentos emitidos pelos deputados como proposituras, projetos de lei e documentos de autorização para criação dos municípios, como as assinaturas dos pioneiros de Lucas do Rio Verde para a emancipação do município. "Meu pai foi um dos primeiros moradores do município e pude ver que o nome dele esta nesta lista que inclui o pedido de emancipação da cidade", disse Djeison. Após conhecerem todos os departamentos, os vereadores acompanharam a sessão ordinária da Assembléia Legislativa e foram cumprimentados pelos deputados.
Seguindo o roteiro, a comitiva visitou também o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos. Acompanhados pela equipe do Controle Social do TCE, os vereadores mirins acompanharam todo o funcionamento do TCE e do Ministério Público de Contas, ouvidoria, controle externo e secretaria do pleno.
"Achei muito interessante a visita ao Tribunal de Contas do Estado e, acredito que seja importante divulgar o trabalho feito pelo TCE de fiscalizar o dinheiro público e, principalmente julgar as irregularidades das Câmaras Municipais e seus gestores juntamente com a Assembléia Legislativa", acrescentou o vereador mirim Ruan Carlos de Lima Mattos.
Finalizando a visita, a comitiva conheceu o pleno, local onde são realizados os julgamentos das contas dos municípios, feito pelos conselheiros do Tribunal. "Agradecemos a oportunidade de conhecer esses dois órgãos do Estado e tenho certeza de que iremos levar essas informações aos nossos colegas de escola e também para a comunidade através de conhecidos e vizinhos", acrescentou a vereadora mirim Kethlyn Arine Luft Balem.