Os vereadores estão votando, desde às 8:30h, para eleger o presidente da UCMMAT – União da Câmaras do Estado de Mato Grosso. O presidente Aluizio Lima Pereira, de Salto do Céu, e o vereador por Água Boa, Marcos Mendonça Junior, (que está no terceiro mandato) registraram suas chapas. Tem boca de urna e panfletagem em busca de votos dos vereadores que ainda não definiram em quem votar. 79 câmaras municipais e 790 vereadores estão aptos a votar. A contagem dos votos começa às 17h.
Do Nortão, há 5 vereadores na chapa de Aluizio. Gilson de Oliveira, de Sinop, é candidato a 1º vice-presidente. Halacy Pereira, de Nova Ubiratã, é candidato a 3º vice-presidente, Ricardo Mano a 5º vice. Os presidentes da câmaras de Lucas, Marcio Albieri é candidato a primeiro secretário e de Nova Mutum, Unirio Shcirmer, a primeiro tesoureiro.
O candidato Marcos Junior tem como candidato a 2º vice-presidente o vereador Helio Pichioni, presidente da câmara de Rondonópolis, candidato a 1º secretário, Marcos de Sá, de Santa Cruz do Xingu, Ralf Leite, de Cuiabá, a 1º tesoureiro. Francisco Milton, de Peixoto de Azevedo, é candidato a 3º tesoureiro.
A eleição é marcada por muitos ataques de Marcos ao atual presidente Aluizio, que vereadores estariam “abandonados” e ficaram sem assistência da entidade, principalmente os que enfrentam processos de cassação de mandatos, além de ter mudado o regimento e criado cargo de superintendente a ser ocupado por ex-presidente da entidade, o que beneficiaria Aluizio. O atual presidente diz que o adversário desconhece o trabalho da UCMMAT
(Atualizada às 13:12h)