O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a promotoria de justiça de Primavera do Leste deflagraram, esta manhã, a operação “Sesmaria” para o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas. São alvos desta ação agentes públicos, empresários e advogados que residem nos municípios de Primavera do Leste e Querência. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia, gabinetes de vereadores e residências. Duas pessoas foram autuadas em flagrante por porte ilegal de munição e ocultação de documentos.
De acordo com a assessoria do Ministério Público Estadual, ao qual o Gaeco é ligado, a operação investiga atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores nestas duas cidades.
Todas as pessoas que a justiça mandou conduzir coercitivamente são encaminhadas para a promotoria em Primavera do Leste, onde são interrogados da cusação de organização criminosa, corrupção passiva e ativa, falsa perícia e contra a lei de parcelamento do solo.
O MPE deve apresentar, ainda hoje, balanço com mais informações sobre a operação.
(Atualizada às 11:43h)