Buscar o fortalecimento político do Norte de Mato Grosso. Este é o principal objetivo do Encontro Regional de Câmaras que as instituições de Sinop e Vera (cerca de 80 quilômetros de Sinop) estão organizando. O evento, que será voltado para vereadores, ainda não data definida e será realizado no município vizinho.
A definição da data, segundo o presidente da Câmara de Vera, Dari Leobet (PMDB), depende da agenda do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB). “Queremos que o presidente da Assembléia esteja presente nesse encontro para que tenha ainda mais força e alcance realmente os objetivos”, ressaltou.
O presidente da Câmara de Vera calcula que mais de 100 vereadores, cerca de 30 municípios, devam participar do evento. Ele destacou que a meta é buscar a união das Câmaras para que a região tenha maior representatividade no Estado. “Ao invés de laçarmos 10, 15 deputados, devemos buscar essa união e lançar dois, por exemplo, e elegê-los. Assim teremos maior representatividade na Assembléia e também no Congresso”, frisou. “Não adianta lançarmos um monte de candidatos e não eleger ninguém. Na hora de cobrarmos do governo, numa reunião entre deputado e presidentes de 30 Câmaras é outra coisa, significa muito mais força e, conseqüentemente, benefícios para nossa região”, disse referindo-se quanto à eleição garantida de representantes do Norte.
Dari deixou claro que este será o primeiro passo para a união do Nortão. “Acredito que não vai parar por aqui, é o começo e será algo para sempre”, acredita. “Há muito que se buscar, muito que se fazer. Esse encontro será para isso”, assinalou. Dari também lembrou que essa união pode ter ainda mais força com o apoio de prefeitos.
Além de discutir o fortalecimento político da região, o encontro, conforme Dari, também será de informação. Ele explicou que técnicos do Tribunal de Contas (TC) irão dar instruções sobre os objetivos de uma Câmara de Vereadores, as responsabilidades dos parlamentares, o que fazer na hora de dar explicações quanto às contas conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros assuntos. “Muitos vereadores ficam perdidos na hora de repassar as informações ao TC conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então queremos dar esse suporte para que não haja problemas”, justificou. “Além disso, o vereador precisa saber da sua importância, sua responsabilidade, sua autoridade”, destacou.
O presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), disse que durante o encontro também serão discutidos os maiores problemas enfrentados pelos municípios da região. A meta, segundo ele, é formalizar uma “carta aberta” e entrega-la ao governo.