Em sessão ordinária ontem à noite (9), os vereadores de Sinop aprovaram em última e terceira votação os projetos da Lei Orçamentária 2008 e o da Avaliação do Plano Plurianual 2006/09, encaminhados pelo prefeito Nilson Aparecido Leitão à Câmara Municipal. Na tribuna livre, o coordenador local da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor doutor Fiorelo Picoli, falou sobre a atuação da Unemat no município, sua importância no contexto sócio-econômico e educacional, bem como das dificuldades econômicas pelas quais passa o campus, já que o repasse feito à universidade não é suficiente para mantê-la.
Uma moção de apelo apresentada pela presidente da câmara, Sinéia Abreu (PSDB) em conjunto com os demais vereadores, pede ao governador Blairo Maggi, com cópia ao secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Chaves Daldegan, para que agilizem, em caráter de urgência, a licença da reserva ambiental da R-3, para implantação do projeto Beija-Flor de Recuperação Ambiental. O município e o Estado correm o risco de perder recursos de R$ 460 mil, caso esta licença não seja liberada.
O vereador José Pedro Serafini (PMDB) apresentou três indicações, sendo que em uma, em conjunto com a vereadora Zuleica Mendes (PMDB) mostra ao prefeito municipal a necessidade da ampliação da Estrada Brígida, interligando-a à Estrada Ruth. Através de sugestão da vereadora mirim, Luma Volman, Pedrinho solicita à prefeitura que seja feita a limpeza e manutenção das laterais das Estradas municipais de Sinop. Também a pedido da vereadora mirim, Serafini propõe a realização de apresentações culturais nos fins de semana no Parque Florestal.
Já o vereador Tião da São Camilo (PMDB) quer que seja instituída no município a “Semana de Incentivo e Promoção ao Voluntariado, a ser realizada anualmente, na primeira quinzena do mês de dezembro, com o objetivo de estimular mais as pessoas a se engajarem no voluntariado e fortalecer as instituições que a promovam. Dispondo de um ante-projeto, a indicação será encaminhada ao prefeito Nilson Leitão e à secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Renata de Pauli Leitão.
O vereador Chicão do Varejão (DEM) em sua indicação mostra ao executivo a necessidade da implantação de redutor de velocidade na rua Maceió, localizada no Setor Industrial Sul. Chicão mostra também à Secretaria Municipal de Infraestrutura a necessidade de aguar o pátio do Estádio Massami Uriu.
Durante a sessão desta segunda-feira, a vereadora Zuleica Mendes solicita ao Executivo Municipal para que seja encaminhado ao Poder Legislativo, o Projeto de Lei dispondo sobre a “Lei Geral do Super Simples Municipal”. Zuleica assegura que o projeto oferecerá mais facilidades para as empresas saírem da informalidade. “A presente matéria encontra justificativa no fato de que é só acessar a internet e em menos de 48 horas depois uma senha é disponibilizada para a impressão do alvará e o negócio pode começar a funcionar imediatamente, o que significa tempo e dinheiro”, diz a vereadora peemedebista.
A vereadora Zuleica Mendes mostra também em outra indicação a necessidade da implantação de dois “Quiosques do Cidadão”, na Gleba Mercedes V, sendo um na Escola do Núcleo Campos Novos e o outro na Escola da Agro Vila Nova, a fim de atender os moradores daquela localidade. O projeto promove a inclusão digital da população de pequenas cidades do Centro-Oeste. A idéia é ter quatro computadores conectados à internet, que trabalham com software livre. Os equipamentos são doados por órgãos públicos e recebem os ajustes necessários com recursos da Secretaria do Desenvolvimento do Centro-Oeste. O pedido da vereadora será encaminhado ao ministro da Integração Nacional, Geddel Quadros Vieira Lima, e ao deputado estadual Juarez Costa (PMDB)