O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, recebeu ontem, em Brasília, o senador Blairo Maggi, os vereadores Airton Callai (PSB) e Eliseu Sávio Diniz -de Lucas do Rio Verde-, o deputado Neri Geller, o presidente da Associação de Produtores de Soja, Carlos Augustin, o presidente da Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato) Rui Prado, que apresentaram a preocupação do setor produtivo mato-grossense com as ações de execução que estão sendo feitas no campo e pediram ao ministro, uma posição a respeito disso e, consequentemente, da questão do endividamento agropecuário.
Geller entregou a Mendes Ribeiro ofício do governador Silval Barbosa (que já havia sido entregue ao ex-ministro Wagner Rossi) com dados de dois mil produtores de soja, milho e algodão que estão tendo problemas para quitar as parcelas das dívidas de investimento tipo Finame Rural do BNDES, tendo sido registrados em torno de 1322 processos de execução por parte dos bancos. O valor global das dívidas chega a aproximadamente R$ 750 milhões.
Esses produtores estão na atividade, seus contratos foram liberados antes de dezembro de 2005 e estão inadimplentes quanto às parcelas de 2009 e 2010. “Solicitamos ainda ao ministro, a criação de linha de crédito de, no mínimo, R$ 750 milhões para o refinanciamento dos produtores porque entendemos que ninguém pode sair prejudicado por, por exemplo, ter comprado uma máquina agrícola que valia determinado valor e hoje, essa mesma máquina está custando o dobro ou o triplo do que realmente vale” explicou Neri Geller.
O ministro Mendes Ribeiro afirmou às lideranças mato-grossenses que tomará providências no caso. Os deputados Homero Pereira (PR) e Carlos Bezerra (PMDB) também participaram.