Os processos movidos contras os vereadores Elder Biazus (PT), de Lucas do Rio Verde e Unírio Schirmer (PSB), de Nova Mutum, estão bem adiantados no Tribunal Regional Eleitoral. Estão com “vistas à procuradoria”. Só Notícias apurou que tanto eles quanto o partido já apresentaram defesa e o processo foi enviado ao Ministério Público Eleitoral para emissão de parecer.
Após a procuradoria opinar pela cassação ou não do requerido, o processo volta para o relator para que ele formule o seu voto e encaminhe para julgamento. A procuradoria pode, se julgar necessário, solicitar mais informações ou documentos. De acordo com a assessoria do TRE, se o próprio relator stiver alguma dúvida poderá pedir novas diligências. Caso os requeridos tenham indicado testemunhas eles ainda serão ouvidos antes do relator formular o voto.
Elder Biazus saiu do PPS e foi para o PT. Além dele, o presidente da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, Raimundo Dantas de Souza Filho (PSB) também responde a processo por infidelidade partidária. Ele trocou o DEM pelo PSB. Em Nova Mutum, o presidente da câmara, Unírio Schirmer, o Ratinho, deixou o PPS e entrou no PR. Respondem processo ainda o primeiro secretário Joaquim Diórgenes Jacobsen e os vereadores Milton Henrique Carvalho (PMDB) e José Alves de Oliveira (PR).
Os que trocaram de sigla antes de 27 de março estão livres da cassação.