Os vereadores aprovaram, hoje, na primeira sessão da atual legislatura, mudança no horário das sessões, que será a partir das 19h, as segundas-feiras (na legislatura passada era às 17h). O projeto ainda terá mais duas votoações. Também foi aprovado o calendário das sessões ordinarias, sendo mantidas as segundas-feiras. Devem ser cerca de 40 para votar projetos, requerimentos, indicações e moções.
Um dos assuntos que gerou discussão por praticamente todos os vereadores, nesta primeira sessão, foi o decreto assinado pelo prefeito Flori Binotti (PSD), que concede aumento na tarifa de água, de 9,22%. O decreto seria da gestão passada, ainda de 2015, possibilitando o aumento em 2016, mas a gestão passada decidiu não aumentar a tarifa. Mês passado, o prefeito colocou o decreto e vigência reajustando a tarifa. O Serviço de Água e Esgoto de Lucas é subordinado à prefeitura. Os vereadores cobraram explicações para o reajuste ser aplicado agora e alguns vereadores citaram que Binoti disse, em campanha, que baixaria a tarifa de água.
O presidente da câmara, Jiloir Pelicioli (Mano), também fez criticas a decisão do prefeito Binoti.
Os vereadores também convocaram o secretário de Saúde, Jean Machado, para ir ao legislativo e explicar porque o PSF 14, localizado no Parque das Américas e inaugurado em 28 de dezembro, ainda não está em funcionamento. No local, foram encontradas, esta semana, larvas do mosquito que transmite a dengue e mais duas doenças.
(Atualizada às 09;16h em 7/2/)