PUBLICIDADE

Vereadores cobram instalação de agroindústria familiar em Lucas

PUBLICIDADE

Mesmo sendo uma referência no agronegócio mundial, Lucas do Rio Verde, depende também dos serviços e produtos gerados pela agricultura familiar. Os vereadores estiveram reunidos com os deputados Neri Geller e Valtenir Pereira solicitando apoio na liberação de recursos federais junto ao Ministério da Agricultura e entregaram duas propostas: aquisição de um trator agrícola e implementos de pequeno porte (pulverizadores, roçadeiras e semeadeiras) para produtores da Associação Trinta de Novembro e implantação de uma agroindústria familiar para que o excesso da produção seja industrializado. Com isso, pode haver um aumento da renda desses produtores rurais e redução de preços e aumento da qualidade dos produtos para o consumidor final.

Esse assentamento rural, chamado de Trinta de Novembro, por ter sido formalizado nesse dia, desde 2007 reúne 30 famílias de agricultores familiares que esperam esse auxílio para manter viável o empreendimento. O vereador Airton Callai explicou que com essas propostas poderá ser destinado mais R$ 396 mil, contando com a contrapartida do município. Com isso, será possível que esses produtores mantenham um projeto de desenvolvimento rural sustentável. "Nós precisamos fazer isso, melhorar a qualidade de vida dessa gente", ressaltou.

A agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos e detêm 20% das terras e responde por 30% da produção global. Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais a agricultura familiar chega ser responsável por 60% da produção.

O presidente da câmara, vereador Aluízio Bassani, considera que esse projeto atende uma questão social, quando faz uma diversificação da economia, buscando manter a pessoa na sua propriedade, mesmo que ela não seja de grande porte. "Isso traz o fortalecimento dos pequenos produtores e mais ainda o fortalecimento das famílias. Porque hoje só se fala em indústrias de grande porte e de pessoas que saem do interior para os grandes centros na busca de oportunidades. Fomentando esse tipo de projeto vamos manter as pessoas no campo e principalmente em suas propriedades. Isso é função tanto do poder publico federal quanto do estadual e municipal" esclarece ele.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE