Os vereadores Volmar Lohmann (DEM) e Xuxu Dalmolin (DEM) estiveram em Cuiabá, na última semana, em companhia do sub-prefeito do distrito de Boa Esperança, Sérgio Heming, e de vereadores de Santa Rita do Trivelato. O objetivo da viagem foi a busca de instalação do sistema de telefonia móvel nos distritos. Acompanhados do Deputado Zé Domingos, visitaram a sede de uma empresa telefônica, onde cobraram a realização de um estudo de viabilidade técnica para instalação da rede.
De acordo com o vereador Volmar Lohmann, a empresa disse já ter realizado um estudo no distrito, mas que até o final do ano outras comunidades aguardam a instalação do serviço. “Nós oferecemos parcerias da prefeitura e da comunidade do distrito para facilitar o atendimento da reivindicação, e eles prometeram fazer um novo estudo técnico até o final do ano em nossa região”, disse.
No dia 23, estiveram em audiência em outra empresa, que garantiu realizar estudo de viabilização até o final do mês de junho. O vereador acredita que Boa Esperança se enquadrará nos quesitos exigidos para instalação da telefonia móvel. “Foi uma reunião muito proveitosa e acreditamos que através da empresa será possível instalar a primeira rede no distrito”, ressaltou.
De acordo com Lohmann, o distrito de Boa Esperança conta hoje com aproximadamente 6.500 habitantes, e em torno de 500 famílias que vivem nos 3 assentamentos, que cobram a rede de telefonia móvel. “Os moradores e principalmente as multinacionais instaladas na região cobram a implantação do sistema telefônico móvel para facilitar a comunicação e o distrito já possui demanda para comportar a instalação da rede”, explica.
Volmar disse ainda que estiveram na rede Cemat reivindicando rede de iluminação para o assentamento Santa Rosa II, cobrando a presença de um técnico para formulação do projeto de instalação da rede de energia. Também estiveram visitando deputados cobrando a situação em que se encontra a emancipação do Distrito de Boa Esperança, e que de acordo com as lideranças, ainda não foi votado pelos deputados e senado o retorno da autonomia dos estados. “Hoje a autonomia da emancipação é do governo federal e nós queremos que volte para os estados, como era antes”, concluiu.