Três vereadores da oposição cobraram, ontem à noite, na sessão da câmara, a demissão do secretário municipal de Saúde, Mauricio Estrada, apontando que há muita demora para solucionar problemas na rede municipal. A principal cobrança foi em relação aos postos do Jardim Boa Esperança e Ibirapuera que foram inaugurados, no final do ano passado, na gestão do ex-prefeito Nilson Leitão e, passados quase 6 meses, ainda não entraram em funcionamento. A falta de técnicos em enfermagem para agilizar os atendimentos e de determinados medicamentos foram outros problemas apontandos. O vereador Fernando Assunção (PSDB) afirmou que o prefeito deve demitir o secretário devido ao “desempenho pífio no comando da secretaria. Temos dois postos de saúde novos, prontos, que não estão funcionando. Está faltando competência”, disparou.
O vereador Hedvaldo Costa (PSDB) reforçou as criticas a Mauricio e revelou que manteve audiência com o secretário estadual adjunto de Saúde, que declarou ainda não ter sido procurado pelo secretário de Sinop para solucionar determinados problemas na saúde pública. O vereador Ademir Bortoli (DEM) também cobrou a troca de comando na Saúde e propôs que Mauricio Estrada retorne para Rondonópolis. “Ele não conhece Sinop”, afirmou. Ironizando, Bortoli disse que os vereadores podem se reunir e comprar sua passagem de volta.
O vereador Francisco Specian Junior (PSDB), que é médico na rede municipal e atende no Boa Esperança, disse que a população se cansou de esperar. Enquanto que o posto novo está fechado, o atual, que funciona em imóvel locado, é pequeno e sem condições adequadas. “Primeiro, nos disseram que faltavam equipamentos. Agora, é a falta de segurança. Paciência tem limite. A população não suporta mais esperar e até está disposta a fazer a segurança no posto. Basta a prefeitura colocá-lo em funcionamento”, declarou, ao Só Notícias. “Se o prefeito tiver um nome melhor em seu grupo político que coloque na secretaria pois são necessárias soluções urgentes para determinados problemas”, declarou.
Os vereadores do PSDB estão discutindo a elaboração de um mandado de segurança, para ser apresentado ao Judiciário, requerendo a abertura dos postos no Boa Esperança e Jardim Ibirapuera.
Outro lado:
Procurado por Só Notícias, o secretário de Saúde, Mauricio Estrada, disse que “desde fevereiro está sendo feita a licitação de equipamentos e mobiliários para todos os postos. Foi feita relação das necessidades dos profissionais e fizemos a compra. Houve problemas no pregão que causaram atraso na entrega dos equipamentos”, explicou. “Os que chegaram e estão na secretaria vão ser encaminhados para o Boa Esperança e, juntamente, com os equipamentos atuais, serão instalados”, rebateu. Mauricio prevê que, até o final de semana, “tudo que foi comprovado será colocado dentro do Boa Esperança. É difícil falar em prazo. Um fornecedor prometeu que chegaria semana passada e ainda não chegou”, exemplificou.
Quanto as criticas para que seja demitido, Estrada disse que sua “demissão cabe exclusivamente ao prefeito. Meu intuito ao vir para Sinop foi fazer o melhor, dentro da legalidade. Estou tranquilo em relação ao meu trabalho. Não é a agilidade que a população espera nem a que eu espero, mas estamos cumprindo a legislação dentro de nossas ações”, afirmou. Eles são vereadores e não sei se tentaram se inteirar dos problemas que temos com licitações mas constatarão que o problema não é com o secretário”, rebateu.
(Atualizada às 10:31h)