Vereadores de Paranatinga (403 quilômetros a Sudeste de Sinop) bloquearão na segunda-feira (11), a MT-130, na saída da cidade, por tempo indeterminado. O protesto é devido as condições precárias das rodovias estaduais e estradas que cortam o município, devido às chuvas. O presidente Cleiton Rodrigues da Silva (PPS), explicou, ao Só Notícias, que um dos principais motivos foi a confirmação de que os maquinários do Estado, utilizados nas atividades de recuperação, estão “parados até segunda ordem”. A definição saiu hoje em uma reunião dos 11 parlamentares.
O presidente afirmou que muitos moradores estão com dificuldades de ter acesso ao município. Carros, ônibus e até caminhões acabam ficando pelos caminhos, atolados. “Sabemos que problemas assim só se resolve com asfalto e que também não há o que se fazer muito no período da chuva, mas não podemos ficar sem essa assistência básica”, disse, referindo-se a paralisação dos maquinários no Estado, destacando que somente os da prefeitura não “dão conta da demanda”.
Cleiton destacou que os problemas com as estradas já refletem na economia do município. “Na cidade há um frigorífico de boi de onde se vem uma das principais rendas na cidade, que abate cerca de mil cabeças por dia. No entanto, com a falta de gado [por dificuldades no transporte] quase não se atinge o índice mínimo”, afirmou. “Fazendeiros da região também estão sendo prejudicados porque não conseguem vender os bois, já que o frigorífico não manda carretas, pelas dificuldades das estradas”, acrescentou.
O presidente frisou que cobranças tem sido feitas junto ao governo do Estado, a Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana e também a prefeitura. Disse que inclusive o chefe do executivo local, Vilson Pires (PRP), está em Cuiabá, tentado uma solução para o problema, junto ao governo.