Os vereadores aprovaram por unanimidade, esta manhã, o decreto de autoria do Poder Executivo prevendo a intervenção na concessionária de saneamento da capital, a CAB Cuiabá. A medida é resultado de uma auditoria promovida pela prefeitura, apontando que a empresa não cumpriu as metas previstas no contrato de concessão. Além disso, o levantamento revelou diversas falhas no serviço de abastecimento de água.
A intervenção se dará por 180 dias, podendo ser prorrogada por mais 180. O prazo começa a correr a partir da data da publicação do decreto aprovado pelo Legislativo Municipal. De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Julio Pinheiro (PTB), o documento será encaminho, ainda hoje, à prefeitura para que seja feito os encaminhamentos necessários. “A intervenção é muito importante para a cidade. Lá atrás nós fizemos um bem para Cuiabá fazendo a concessão. No entanto, infelizmente, erramos na escolha da concessionária”.
A votação foi acompanhada por dezenas de servidores da concessionária. Eles vieram Casa de Leis reivindicar permanência da CAB Cuiabá. Os funcionários temem que com a intervenção haja uma demissão em massa na empresa. Pinheiro, entretanto, tranquilizou a categoria. Segundo ele, o prefeito garantiu a permanência de todos os trabalhadores. “O contrato dos servidores da CAB está 100% garantido. Não haverá demissão, haverá correções de distorções”.
A distorção a que Pinheiro se refere é com relação a funcionário que são contratados na capital e destinados para prestarem serviços no interior do Estado.
A intervenção garante o afastamento de todos os diretores da CAB. Os trabalhos de intervenção serão comandados pelo secretário de Obras do município, Marcelo Padeiro.