O juiz eleitoral Jorge Iafelice dos Santos interroga amanhã, o vereador Basílio Silva. Ele responde processo de infidelidade partidária (perda do mandato para quem trocou de sigla depois de 27 de março de 2007) e teve o mandato requerido pelo PMDB. Basílio deixou a sigla para entrar no PSB, partido do presidente do Legislativo, Gerson Frâncio.
Outro que deve ser ouvido é o suplente Edson José dos Santos, que também saiu do PMDB. As audiências estão marcadas para a partir das 8h30, no cartório eleitoral. Cada um terá uma hora para apresentar suas justificativas.
Além dos dois, estão com os mandados ameaçados e ainda devem ser ouvidos pela Justiça Eleitoral os parlamentares Elso Rodrigues que saiu do PTB e ingressou no PDT; Ederson Damolin (o Xuxu) requerido pelo partido Democratas, e Santinho Salerno, que trocou o PSDB pelo PP.
Os depoimentos serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que julgará os pedidos. Em todo o Estado, são 476, a maioria das petições do Ministério Público. Em Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum vereadores também estão sendo intimados para prestarem esclarecimentos.