PUBLICIDADE

Vereador propõe ações preventivas de dengue em Sorriso

PUBLICIDADE

A dengue é hoje problema de saúde pública não só no Brasil, mas no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80 milhões de pessoas se infectem anualmente em cem países, de todos os continentes, com exceção da Europa.
Em 2005, mais de quatro mil casos foram confirmados em Mato Grosso.
Agora, em que o período chuvoso predomina, aumentam as preocupações com a doença.
Para o 1° secretário da mesa diretora da Câmara de Sorriso, vereador Ari Lafin (PMDB), somente com o apoio da população é que as autoridades de saúde conseguirão combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Durante a participação do secretário de Saúde, Elso Rodrigues, na última sessão da Câmara, Lafin sugeriu como medida de prevenção, a realização de mutirões semanais nos bairros. “Seria interessante mapear a cidade e a partir de então, fazer um trabalho de ataque. Através da união entre os poderes Legislativo e Executivo e a população, certamente faremos a retirada de lixo doméstico e entulhos que propiciam a proliferação do mosquito”.

O parlamentar, que se propôs em participar dos mutirões, também apóia a realização de movimentos de conscientização. “O controle da transmissão da dengue dá-se essencialmente no nível coletivo e exige um esforço de toda a sociedade. Precisamos usar meios para que essa mensagem chegue a todo cidadão”, acrescentou.
Lafin ressaltou que a intensificação das ações preventivas e o fortalecimento da vigilância epidemiológica são imprescindíveis. “Tem que haver uma ação contínua contra a dengue, não só no período das águas”, alertou o vereador, lembrando que o mosquito não escolhe vítimas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE