A crise enfrentada pela agricultura brasileira já é considerada a pior dos últimos anos.
Segundo analistas do setor, os custos de produção da safra 2004/2005 foram muito altos, fazendo com que os agricultores amargassem grandes prejuízos.
E as previsões para a safra 2005/2006 que não são das melhores, preocupam o produtor rural e vereador Ederson Dalmolin, o Xuxu.
A área plantada de grãos no Brasil deve cair em 5%. Haverá ainda redução na aquisição de calcário, fertilizantes e defensivos. Conseqüentemente, o padrão tecnológico também cairá.
“Essa incerteza quando ao futuro do agronegócio é preocupante. Como não temos mais condições de suportar tantas crises, nossas esperanças estão concentradas numa colheita com produtividade satisfatória”, almeja.
Dalmolin critica a falta de incentivo por parte do governo federal aos produtores rurais. “Sem uma política agrícola definida e sem apoio financeiro, todos nós estamos buscando alternativas em outras instituições financeiras, inclusive nas privadas”.
Na opinião dele, os países sul americanos, – maiores produtores de soja -, deveriam balizar o preço da soja para o mercado internacional. “Seria uma forma de não dependermos mais da Bolsa de Chicago”, informa.
Outra sugestão apontada por Dalmolin para os agricultores mato-grossenses atravessarem a crise é a união. “Precisaríamos dar as mãos e fechar as vias de escoamento, dentro da capacidade armazenadora, contanto com o apoio de outros estados produtores”, finaliza.