O projeto de lei n° 0102/2006, de autoria do líder governista, vereador Chagas Abrantes (PPS), que objetiva a reserva de vagas em empresas para a contratação de pessoas acima dos 45 anos de idade está em tramitação na Câmara de Sorriso. De acordo com o projeto, toda empresa com mais de 40 funcionários que receber incentivos fiscais deverá reservar pelo menos 5% das vagas para quem está com 45 anos ou mais. “Após perderem o emprego ou se afastarem do mercado de trabalho por muito tempo, essas pessoas sentem dificuldades para retornar ao mercado formal”, argumenta.
Segundo ele, a intenção é auxiliar o candidato dessa faixa etária, que mesmo apresentando referências, acaba sendo recusado para o cargo quando o contratante toma conhecimento da sua idade. “A conversão desse projeto em lei irá ajudar dezenas de desempregados em Sorriso”, afirma.
Chagas espera o apoio do Plenário para que a propositura seja aprovada. “Precisamos nos atentar para o fato de que a população brasileira está envelhecendo. Por isso, precisamos aproveitar e valorizar o trabalho de quem tem mais experiência”, alertou.